Marketing Digital para sua Marca

Marcas profissinais devem zelar pela boa comunicação e pelo bom relacionamento entre clientes e colaboradores, afinal, quem não se comunica “bem” se trumbica e um ponto importante para crescer no mercado é saber se comunicar com assertividade.

A palavra comunicação significa “tornar comum” e não representa somente a quantidade de palavras que se emite, mas sim o envio da mensagem correta e do entendimento certo, através de palavras, gestos, tom de voz, expressão do olhar, imagens, símbolos, etc.

O bom comunicador é aquele que se certifica de que a pessoa ou público alvo entendeu a mensagem enviada a ponto executar uma ação com perfeição e de repassá-la com qualidade e responsabilidade, envolvendo emissor e receptor em um processo contínuo de troca de informações, crescimento e compartilhamento de ideias.

Para melhorar a comunicação devemos:

  • Eliminar os “ruídos”na comunicação, evitando o telefone sem fio (disse me disse), ou a propagação de mensagens equivocadas e contraditórias ao que se quer dizer e ficar atentos às barreiras entre emissor (quem fala) e receptor (com quem se fala);
  • Cuidar para que a mensagem seja compreensível para o receptor, adaptando a mensagem para cada indivíduo.
  • Repetir a informação, no mínimo três vezes usando os recursos da comunicação, por exemplo: falar, escrever e desenhar. “Quer que eu desenhe?” Sim! Faça o que for preciso para ser entendido. Essa frase pejorativa deveria ser urgentemente reconsiderada. Se for necessário desenhe, mas não pare de se comunicar e buscar o entendimento da mensagem enviada;
  • Evitar divagações, julgamentos e tomar cuidado com ideias preconcebidas. A comunicação impulsiva, sem polimento, leva marcas ao cancelamento público levando à prejuízos financeiros e de imagem, trazendo resultados irreparáveis;
  • Favorecer um clima de confiança e bem-estar. Conhecer as técnicas de comunicação ajuda a melhorar a qualidade na transmissão e recepção das mensagens, tais como utilizar a linguagem não-verbal, como o sorriso e as palavrinhas mágicas no dia a dia, “Olá!”, “Bom dia!”, “Obrigado(a)!”, “Me desculpe”, “Até mais”;
  • Respeitar o estado emocional das pessoas envolvidas. A comunicação agressiva interrompe o andamento do trabalho, dificulta processos criativos e dinâmicos, além de comprometer a credibilidade da marca, afinal quantas vezes você já deixou de comprar algo em alguma loja, simplesmente porque foi mal atendido?;
  • Buscar dar “feedback” (retorno), que é a verificação do quanto fomos bem sucedidos na transmissão e recebimento da mensagem;
  • Dispensar ao interlocutor uma atenção efetiva, sendo solicito e acolhedor para ouvir com eficácia;
  • Prestar atenção à comunicação não verbal (gestos e expressões) nosso e do receptor;
  • Procure ser gentil e assertivo. Gentileza gera gentileza. Assertividade gera crescimento.

A comunicação integrada é um desafio muito grande para pequenas, médias e grandes empresas, ela começa com pequenas ações e de dentro pra fora.

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